N.3.7. Osvaldo Férrer Sobrinho
Nasceu em Lavras da Mangabeira – CE, em 5 de agosto de 1921.
Funcionário Público Federal dos “Corrêios e Telégrafos”, onde se aposentou.
Sua carreira política em Lavras, onde foi Vereador e Preseidente da Câmara, com destaque na defesa das ações em favor do fortalecimento do grupo político liderado por seu tio, Coronel Raimundo Augusto e seu irmão Dr. Aloysio Teixeira Férrer. Muito habilidoso soube construir um grupo, amizades que duraram por toda sua existência. Adorava a vida do sertão, na conservação das fazendas e tradições deixadas por seu pai “Lêla”.
Criar gado e cavalos e tudo que se relacionava a agropecuária era seu forte. Habilidoso, criativo, era capaz de realizar qualquer tipo de trabalho em macenaria, em couro e ferro. Foi casado por 49 anos com Dona Josefa Correia Férrer (Josete), sua prima, filha de Agácio Corrêia Lima e Rita de Medeiros Lima, ele Agácio, filho do Coronel Francisco Augusto Correia Lima, este filho de Fideralina Augusto Lima. Dona Josete nasceu em Lavras da Mangabeira, no dia 20 de junho de 1922, estudou no Colégio da Imaculada Conceição. Trabalhou no Tribunal Regional Eleitoral em Lavras. Incentivou seu marido a mudarem para Fortaleza objetivando o crescimento profissional de seus filhos. O mesmo foi alcançado formando todos eles. Filhos:
Bn.3.7.1. Terêncio Correia Férrer
Bn.3.7.2. Guilhermina Magnólia Correia Férrer
Bn.3.7.3. Rômulo Correia Férrer
Bn.3.7.4. Marta Maria Correia Tomás
Bn.3.7.5. Heitor Correia Férrer
Bn.3.7.6. José Osvaldo Correia Férrer
Bn.3.7.7. Lisbeth Correia Férrer
Bn.3.7.1.Terêncio Correia Férrer
Nasceu em Lavras da Mangabeira no dia 17 de junho de 1949. Fez o ensino primário no grupo escolar Filgueiras Lima e o curso ginasial no Colégio Agrícola de Lavras. O curso científico, no Liceu do Ceará. Cursou o nível superior na Escola Superior de Agronomia de Mossoró (ESAM), formando-se em Agronomia. Na vila universitária de Mossoró foi eleito Prefeito da Vila, para administrar o campus universitário. Funcionário público estadual do ITERCE (Instituto de Terras do Ceará, que substituiu o Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará – IDACE), peregrinou por todos os 184 municípios do Ceará, formalizando títulos de terra a milhares de agricultores. Presidiu a associação dos servidores do IDACE, onde liderou a luta pelo piso salarial dos engenheiros agrônomos, que se constituiu em uma das maiores vitórias desses profissionais na Justiça do Trabalho. Infelizmente não teve a alegria de ver coroada de êxito a sua luta com a implantação dos benefícios e pagamento de seus atrasados por ter falecido antes da concretização dos resultados. No IDACE, foi homenageado pós morte com a inauguração da sala onde funciona a Biblioteca com seu nome, devido a sua luta constante em favor dos funcionários e engrandecimento da instituição. Coordenou o programa Permanente de Combate as Secas nos municípios circunvizinhos ao município de Orós, pela antiga Companhia Cearense de Mineração – Ceminas, prestando relevantes serviços ao estado no combate a seca e redução de miséria no campo. Tinha uma característica especial em fazer amizades e se doar como amigo de maneira incondicional, principalmente, quando se tratava de sertanejos e, com mais ênfase ainda, quando se tratava de seus conterrâneos de Lavras da Mangabeira. Deixou um legado de simplicidade, de lealdade, de irmandade e de firmeza de caráter. Era um apaixonado por sua família, que tinha o maior prazer de visitar e estudar a história de seus antepassados. Faleceu, precocemente, no dia 04 de junho de 1994, aos 45 anos incompletos, de aneurisma cerebral.
Bn.3.7.2.Guilhermina Magnólia Correia Férrer
Nasceu em Lavras da Mangabeira no dia 26 de junho de 1950. Formou- se em Letras pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Servidora do Tribunal de Justiça do Ceará, solteira.
Bn.3.7.3.Rômulo Correia Férrer
Nasceu em Lavras da Mangabeira no dia 11 de janeiro de 1952. Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará – UFC em 1980, funcionário público municipal de Fortaleza da Empresa de Limpeza Urbana e Serviços Públicos – EMLURB, Concluiu o Centro Preparatório de Oficiais da
Reserva, galgando o posto de 2º Tenente do Exército. Casou-se no dia 02 de setembro de 1980, na Igreja de Santo Afonso (Igreja Redonda) com Cláudia Maria Praciano Férrer, nascida em 29 de março de 1955, formada em Letras pela Universidade Federal do Ceará – UFC em 1978 e pós graduada em Direito Processual Civil pela Faculdade Integrada do Ceará – FIC, funcionária do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Filhos:
Tn.3.7.3.1. Renata Praciano Férrer Eduardo
Tn.3.7.3.2. Rômulo Correia Férrer Filho
Tn.3.7.3.3. Débora Praciano Correia Férrer
Tn.3.7.3.1. Renata Praciano Férrer Eduardo
Nasceu em Fortaleza no dia 15 de janeiro de 1981. Médica formada pela Universidade Federal do Ceará – UFC, com Especialidade em Dermatologia, Casou-se em 06 de maio de 2006 com Samuel Soares Eduardo nascido em 27 de julho de 1978, Médico formado pela Universidade Federal do Ceará – UFC, com Especialidade em Cirurgia Cardio-vascular. Dessa união nasceram: Davi Férrer Eduardo e Vitor Férrer Eduardo.
Qn.3.7.3.1.1. Davi Férrer Eduardo
Qn.3.7.3.1.2. Vitor Férrer Eduardo
Qn.3.7.3.1.1. Davi Férrer Eduardo
Nasceu em 29 de janeiro de 2010, na cidade de Barbalha – CE.
Qn.3.7.3.1.2. Vitor Férrer Eduardo
Nasceu em 08 de setembro de 2011, na cidade de Barbalha – CE.
Tn.3.7.3.2. Rômulo Correia Férrer Filho
Nasceu em Fortaleza no dia 28 de março de 1983. Formou-se em Medicina na Universidade de Pernambuco – UPE, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia.
Tn.3.7.3.3. Débora Praciano Correia Férrer
Nasceu em Fortaleza no dia 18 de abril de 1986. Formou-se em Medicina pela Universidade Federaldo Ceará – UFC, atualmente é residente em Clinica Médica no Hospital Geral de Fortaleza. Casou-se em 12 de fevereiro de 2011 com Francisco Suderley Holanda Pereira Leite, que nasceu em 25 de julho de 1983, formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará – UFC e funcionário no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.
Bn.3.7.4.Marta Maria Correia Tomás
Nascida em Lavras da Mangabeira – CE em 12 de julho de 1953. Estudou no Colégio Patronato São Vicente Férrer durante o seu primário. Cursou o ginásio e científico no Colégio Estadual Justiniano de Serpa em Fortaleza. Fez curso de Filosofia na Faculdade de Filsofia de Fortaleza (FAFIFOR). Tem curso técnico de transações imobiliárias. Casou-se na Igreja São Vicente de Paula em Fortaleza, no dia 16 de dezembro 1975 com José Wilson Tomás Filho. Atualmente trabalha no ramo de Decorações. O seu cônjuge nasceu em Sobral em 25 de março de 1953, formado pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR em Administração. Comerciante e atacadista em gêneros alimentícios, atualmente átua no ramo de construção civil. Filhos:
Tn.3.7.4.1. Victor Correia Tomás
Tn.3.7.4.2. Mirella Correia Tomás
Tn.3.7.4.3. Camilla Correia Tomás
Tn.3.7.4.1. Victor Correia Tomás
Nasceu na cidade de Fortaleza – CE, no dia 31 de maio de 1977, foi batizado na Igreja de Cristo Rei sendo seus padrinhos, seus tios Heitor Correia Férrer e Maria das Graças Tomás. Estudou no Colégio Santa Cecília e Colégio Christus, onde se preparou para Universidade. Formou-se em Direito pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR em 1999. No Parque de Desenvolvimento Tecnológico – CETREDE, fez curso técnico de Transações Imobiliárias. Tem cursos de especialização em Direito Empresarial pelo Departamento de Direito de Relações Tributárias da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC.
Extremamente profissional e combativo, tinha traçado um caminho de sucesso na área jurídica reconhecido por muitos profissionais de renome. Sua simpatia e capacidade de agregar os amigos e colegas de trabalho era sua marca. Faleceu jovem, no dia 18 de julho de 2003.
Tn.3.7.4.2. Mirella Correia Tomás
Nasceu em 27 de agosto de1978 na maternidade Escola Assis Chateubriand, na cidade de Fortaleza – CE. Estudou o maternal no Colégio Alvorada, cursou da alfabetização até a oitava série no Colégio Santa Cecília, institução de ensino voltada para boa formação Cristã e moral dos seus alunos. Fez o pré-universitário no colégio Christus, formando-se em direito. É especialista em Processo Civil pela Universidade Federal do Ceará – UFC em convênio com a Escola Superior do Ministério Público. É mestre na área de Processo Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É autora do livro Poderes e Limites da CPI, Editora Espaço do Livro ed. 2010. Trabalha na Assessoria Jurídica da Prefeitura de Fortaleza na Secretaria do Trabalho e Assistência Social – SETRA, e advoga na área penal, administrativa e empresarial e mais recentemente assumiua Presidênciada Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente da OAB – Ceará.
Tn.3.7.4.3. Camilla Correia Tomás
Nascida no dia 30 de abril de 1982 em Fortaleza – CE. Formada em Direito e em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR, em 2004. MBA em finanças pela Notheastern University em Boston – Massachestts em 2009. Reside na cidade de Boston há sete anos, onde trabalha como analista financeira e analista sênior na área de logística em uma empresa americana chamada Staples. Noiva de Christian Oliver Koelbl, nascido em 15 de fevereiro de 1980, cursou medicina na Faculdade de Heidelberg e atualmente termina sua residência em cardiologia no Hospital Boston Medical Center.
Bn.3.7.5.Heitor Correia Férrer
Filho de Osvaldo Férrer Sobrinho e Josefa Correia Férrer, nasceu em 11 de outubro de 1955, em Lavras da Mangabeira – CE, tendo vindo ao mundo pelas mãos do Dr. Sérgio Banhos, um dos luminares da política e do humanismo no município.
Foi alfabetizado pela senhora Terezinha Matias e realizou o curso primário no Grupo Escolar Filgueiras Lima. Fez o exame de admissão para o Colégio Agrícola Prof. Gustavo Augusto Lima, em 1967, classificando-se em segundo lugar, mas no início do ano seguinte sua família mudou-se para Fortaleza.
Aqui, não mais encontrando vaga em escola pública, fez o primeiro ano ginasial no Colégio São João, de propriedade do Prof. Odilon Braveza, tendo-se transferido, em 1969, para o Liceu do Ceará, no qual permaneceu até 1971.
Em seguida, fez concurso para a Escola Técnica Federal do Ceará e ali concluiu o segundo grau, diplomando-se Técnico em Química Industrial, em 1974, mas sempre aspirando à realização dos seus ideais, situados no plano social.
Fez vestibular, em 1975, para o curso de Medicina na Universidade Federal do Ceará – UFC, concluindo o curso médico em janeiro de 1981, fazendo, na mesma Universidade, a sua pós-graduação em Doenças Tropicais e Saúde Pública.
Como médico, fez-se bastante acentuada a sua atuação, tendo prestado relevantes serviços à população do Ceará, especialmente como servidor da Secretaria de Saúde do Estado e da Prefeitura Municipal de Fortaleza, distinguindo-se também como líder das reivindicações da sua classe.
Comprometido, desde cedo, com a liberdade, e sentindo a pulsação da política em suas veias, filiou-se, em 1987, ao Partido Democrático Trabalhista, ingressando na vida parlamentar em 1988, quando se elegeu, pela primeira vez, Vereador à Câmara Municipal de Fortaleza, sendo reeleito por mais três mandatos.
Como Vereador de Fortaleza, teve atuação das mais destacadas, inclusive como líder do seu partido e líder da oposição, situações que o credenciaram para disputar o cargo de Prefeito de Fortaleza, em duas oportunidades, distinguindo-se, nas eleições municipais de 2012, como uma grande liderança política.
Mantendo-se fiel à sua filiação partidária e aos seus princípios de socialista moderado, disputou o cargo de vice-governador do Estado, mas em tudo se pautando pela ética e pelo respeito ao voto popular.
Foi eleito deputado estadual em outubro de 2002, sendo reconduzido por mais dois mandatos, em 2006 e 2010. E na Assembleia Legislativa do Estado não foi menor o seu desassombro como parlamentar e líder da oposição,presidindo ou integrando comissões legislativas da mais alta relevância, especialmente de fiscalização e controle das contas públicas e da legalidade.
Como Vereador, e assim também como Deputado Estadual, foi seguidamente distinguido pela imprensa e por órgãos de fiscalização e de controle da cidadania como político de conduta exemplar e de vida pública que chama a atenção, em face da sua correção e do seu trabalho em defesa da causa social.
Tem um filho de seu primeiro casamento, com Maria Cabral de Farias; João Victor Cabral Correia Férrer. É casado com Gabriela Martins Bezerra Férrer, Pedagoga. Filhos do segundo casamento: Gabriel Martins Bezerra Correia Férrer, Graziela Martins Bezerra Correia Férrer. Filhos:
Tn.3.7.5.1. João Victor Cabral Correia Férrer
Tn.3.7.5.2. Graziela Martins Bezerra Correia Férrer
Tn.3.7.5.3. Gabriel Martins Bezerra Correia Férrer
Tn.3.7.5.1. João Victor Cabral Correia Férrer
Nascido em 1º de Junho de 1996, estudante de medicina na Universidade Estadual do Ceará – UECE.
Tn.3.7.5.2. Graziela Martins Bezerra Correia Férrer
Nascida em 27 de Outubro de 2005.
Tn.3.7.5.3. Gabriel Martins Bezerra Correia Férrer
Nascido em 10 de Setembro de 2007.
Bn.3.7.6.José Osvaldo Correia Férrer
Nasceu em Fortaleza – CE, em 28 de junho de 1957. Formado em Engenharia Elétrica, cursou pós-graduação em Engenharia de Distribuição de Energia Elétrica e Manutenção de Sistemas Elétricos, funcionário da Companhia Energética do Ceará – COELCE, atualmente exerce a função de Chefe da Área de Relação com o Governo. Casado com Silvana Pontes Férrer no dia 28 de junho de 1986 na Igreja Cristo Rei. Ela Nasceu em 11 de junho de 1969, formada em Administração de Empresa na Centro Universitário Christus – UniChristus, é servidora da Câmara Municipal de Fortaleza. Filhos:
Tn.3.7.6.1. Osvaldo Pontes Férrer
Tn.3.7.6.2. Tiago Pontes Férrer
Tn.3.7.6.1. Osvaldo Pontes Férrer
Nasceu em Fortaleza – CE, em 26 de janeiro de 1987. Solteiro. Bacharel em Direito pela Faculdade Farias Brito. É empresário do ramo da Construção Cívil.
Tn.3.7.6.2. Tiago Pontes Férrer
Nasceu em Fortaleza – CE, em 1º de fevereiro de 1993. Solteiro. Estudante universitário do curso de Teatro da Universidade de Fortaleza – UNIFOR.
Bn.3.7.7.Lisbeth Correia Férrer
Nasceu na cidade de Fortaleza em 09 de maio de 1961. Estudou no Externato São Vicente de Paulo, depois no Colégio Estadual Joaquim Albano e no Colégio Equipe onde concluiu o curso cientifico. É Pedagoga formada pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Ingressou na Secretária de Educação do Município de Fortaleza em 1985. Foi vice-diretora da Escola Integrada Professora Belarmina Campos por quase 8 anos. Possui curso de especialização em Planejamento Educacional pela Universidade Vale do Acaraú. Foi nomeada Auxiliar Técnica da Secretária da Educação do Município de Fortaleza por um período de oito anos. Atualmente, exerce o cargo em comissão de Assessor Administrativo integrante da estrutura da Secretária Municipal da Cidadania e Direitos Humanos. Foi casada com Mario Forte Junior, Advogado e servidor público estadual. Divorciada.